Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP
Profissional de Dança de Salão. Educador Físico bacharel formado pela USJT, Pós-Graduado em Dança e Consciência Corporal pela UniFMU. Desenvolvo trabalho diferenciado baseado em dança, mais especificamente Dança de Salão, estimulando-a como uma atividade física, deixando de lado a rigorosidade de técnicas e repetições tendo como tese "A DANÇA DE SALÃO COMO FATOR MOTIVACIONAL NA ADESÃO EM ATIVIDADE FÍSICA". Conhecimento em Dança Esportiva (Ballroom Dance)e outros generos de dança. Atuo na cidade de São Paulo e Grande SP.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

DANÇA DE SALÃO X PERDA DE CALORIAS












A dança de salão anda em moda, postei aqui diversos artigos sobre programas de televisão que a têm como atração principal, além de ser arte e representar a cultura de povos diversos, a dança também é uma atividade física e hoje explanarei como melhor podemos utilizá-la no âmbito de exercícios regulares.
Em geral a prática da dança de salão não tem contra indicações, tomando os devidos cuidados principalmente com as articulações podemos desfrutar dos seus benefícios físicos, psicológicos e sociais. E quais desses benefícios se destacam mais? Todos. Cada indivíduo focará seu objetivo dando mais importância ao que se quer. Dentro de um programa de atividade física regular a dança de salão entra nas atividades aeróbicas que é o caso da corrida/caminhada, natação, ciclismo entre outras. A dança de Salão pode ser a única atividade? Sim, pode.  O ideal seria integrá-la a uma atividade de força como a musculação, mas para os que nunca fizeram uma atividade ou encontram-se em inatividade é um bom começo e funciona como uma ótima atividade.

A dança no geral proporciona aos seus praticantes entre outros:

  • ·         Aumento d o fluxo sangüíneo, melhorando a capacidade respiratória;
  • ·         Combate à tensão e o stress;
  • ·         Melhora a consciência corporal e a flexibilidade;
  • ·         Aumenta a auto-estima;
  • ·         Elimina Calorias: é possível eliminar até 700 calorias (1 hora)



Focarei aqui essa ultima opção a perda de calorias. Não existe uma tabela especifica sobre gasto calórico em dança de salão por hora. Nas tabelas disponíveis a opção de “dança” está de forma generalizada. Mas existem alguns dados disponíveis e neles me baseio para as informações aqui apresentadas.



Primeiramente é de fundamental importância a consciência que existem fatores que norteiam essas perdas, e são eles peso do individuo, duração e intensidade da atividade. Portanto cada pessoa terá uma perda diferente. Para ficar mais claro se uma pessoa de 60kg pode gastar de 200 a 400 calorias em uma hora de dança, uma de 70kg  irá gastar  em média 400 a 600 por exemplo, dependendo da intensidade lenta ou rápida respectivamente. Os números posteriormente apresentados representam uma média.



CONFIRA OS PRINCIPAIS RITMOS PRÁTICADOS NAS ACADEMIAS DE DANÇA E QUANTAS CALORIAS SERÃO DISPENSADAS POR HORA DE DANÇA:



BOLERO: é o ritmo mais lento trabalhado na Dança de Salão por aqui, também é a dança de menor impacto para as articulações, gasta em média de 350 a  450 calorias.

 

FORRÓ: é um ritmo moderado e um dos mais populares da Dança de Salão principalmente entre os jovens, considerado o mais fácil de aprendizagem, pois tende a ser mais livre e até iniciantes podem improvisar algo, gostoso de dançar gasta em média 470 a 500 calorias.



SALSA: de ritmo intenso é um dos mais puxados da Dança de Salão, portanto um dos mais aeróbicos. Apesar de tudo é fácil aprendê-lo com uma pequena combinação de passos iniciais já podemos sentir as calorias a menos gasta em média 590 a 600 calorias.



SAMBA GAFIEIRA: o Brasileiríssimo samba é um ritmo moderado a intenso.  Não é fácil imprimir ginga, malandragem e até um rebolado, possui bastante técnica e exige certa flexibilidade dos praticantes, mas nada anormal gasta em média 470 a 500.



SAMBA-ROCK: outro ritmo intenso como próprio nome diz é outra vertente do samba baseado totalmente em giros e entrelaçamento dos braços. Apesar da aparente dificuldade é tudo questão de costume, já que o ritmo é bem marcado e as batidas facilmente detectadas nas músicas gasta em média 590 a 600 calorias.



SOLTINHO/ROCK: esse é um ritmo intenso e mais eclético da dança de salão, já que é uma mistura diversos ritmos alguns podem denominá-lo como swing, versátil os movimentos de pernas e braços são bem rápidos gasta em média 550 a 600 calorias.



TANGO: é ritmo moderado postura, sensualidade e elegância são sinônimos deste ritmo, junto com o samba e um dos que mais exige da coordenação motora gasta em média 450 a 470calorias.



ZOUK: é um ritmo moderado pode ser considerado uma lambada suavizada, pois seus movimentos lembram o ritmo, pelo alto número de “cambrets” deve-se tomar cuidado com as regiões da coluna e pescoço gasta em média 500 a 550 calorias.



Infelizmente não consegui encontrar números para o SERTANEJO UNIVERSITÁRIO ritmo do momento, mas baseado no que vi gira em torno de 400 a 500 calorias.

Agora é não perder tempo e começar a dançar além de garantir boa forma é um ótimo meio de diversão. Lembre-se que não são necessárias aquelas roupas extravagantes de filmes a apresentações, isso deixamos para o palco!! Já os sapatos merecem mais apreço um calçado ideal permite aos praticantes maior facilidade na execução dos passos aprendidos.



BOA DANÇA E BOM DIVERTIMENTO!! E BOM EXERCICIO TAMBÉM.

Um comentário:

  1. Quer coisa melhor do que essa combinação? A dança nos faz mais feliz e ainda por cima nos ajuda a emagrecer e a viver de forma mais saudável. Por isso que eu sempre falo, a dança faz parte da minha vida faz seis anos e é pra sempre. Enquanto eu puder estarei dando meus passinhos por aí. :D

    ResponderExcluir