foto de R7.com |
Dentre tantas datas comemorativas e dias especiais que ocorrem durante todo ano, o dia 2 de Dezembro têm algo de especial nele comemora-se o DIA NACIONAL DO SAMBA.
Se você perguntar a um estrangeiro: o que te remete ao Brasil certamente o samba estará entre as primeiras opções. Portanto digam ou que quiser nada é mais brasileiro e genuíno que o samba!! Esse ritmo ou melhor, essa cultura que originou-se no Recôncavo baiano e difundiu-se para todo território nacional a partir dos recantos negreiros do Rio de Janeiro, as favelas (leia-se aqui FAVELA como lugares onde habitavam-se populações negras e mestiças oriundas de todas as partes do brasil, termo criado pelos próprios moradores d a epóca, e que posteriormente viraria sinonimo de casas irregulares de pessoas menos favorecidas), e modificou-se nas mais variadas formas de samba como Bossa Nova, Samba-enredo, Samba de partido Alto, Pagode, Samba-Canção, Samba Choro ou Chorinho, Sambalanço ou Samba-Rock e outras derivações.
O Samba que desde 2005 é Patrimonio Cultural da Humanidade na sua forma inicial o Samba do Recôncavo Baiano, titulo dado pela Unesco na categoria "Expressões Orais e Imateriais" e o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional) catalogou o Samba do Rio de Janeiro, em 2007, como Registro de Formas de Expressão nas vertentes: Samba-Enredo, Partido-Alto e Samba de Terreiro.
Engana-se os que pensam que a comemoração é recente, o Dia foi criado em 1940 pelo vereador de Salvador Luis Monteiro da Costa,. E o fato mais curioso é que o dia não é a data de nascimento ou morte de grandes sambistas ou de figuras lendárias da origem do samba, tampouco quando gravaram "Pelo Telefone" o primeiro samba registrado no Brasil, a data foi escolhido pela primeira visita do compositor mineiro Ary Barroso em solo baiano. O mesmo havia composto "Na Baixa do Sapateiro" (1938) sem nem mesmo ter conhecido qualquer lugar do estado da Bahia tecendo elogios ao local. Inicialmente a data era restrita à Bahia e posteriormente passou a ser a data nacional de comemoração do Samba.
Agora que já sabe o porquê da data, nada mais justo que comemorar sambando!!
E viva o Samba e viva a cultura Brasileira.
fontes: www.brasilcultura.com.br; palmares.gov.br, wikipedia.com.br, visaocarioca.com.br,
Nenhum comentário:
Postar um comentário