Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP
Profissional de Dança de Salão. Educador Físico bacharel formado pela USJT, Pós-Graduado em Dança e Consciência Corporal pela UniFMU. Desenvolvo trabalho diferenciado baseado em dança, mais especificamente Dança de Salão, estimulando-a como uma atividade física, deixando de lado a rigorosidade de técnicas e repetições tendo como tese "A DANÇA DE SALÃO COMO FATOR MOTIVACIONAL NA ADESÃO EM ATIVIDADE FÍSICA". Conhecimento em Dança Esportiva (Ballroom Dance)e outros generos de dança. Atuo na cidade de São Paulo e Grande SP.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

DIA NACIONAL DO SAMBA

foto de  R7.com

Dentre tantas datas comemorativas e dias especiais que ocorrem durante todo ano, o dia 2 de Dezembro têm algo de especial nele comemora-se o DIA NACIONAL DO SAMBA.
Se você perguntar a um estrangeiro: o que te remete ao Brasil certamente o samba estará entre as primeiras opções. Portanto digam ou que quiser nada é mais brasileiro e genuíno que o samba!! Esse ritmo ou melhor, essa cultura que originou-se no Recôncavo baiano e difundiu-se para todo território nacional a partir dos recantos negreiros do Rio de Janeiro, as favelas (leia-se aqui FAVELA como lugares onde habitavam-se populações negras e mestiças oriundas de todas as partes do brasil, termo criado pelos próprios moradores d a epóca, e que posteriormente viraria sinonimo de casas irregulares de pessoas menos favorecidas), e modificou-se nas mais variadas formas de samba como Bossa Nova, Samba-enredo, Samba de partido Alto, Pagode, Samba-Canção, Samba Choro ou Chorinho, Sambalanço ou Samba-Rock e outras derivações.
 O Samba que desde 2005 é  Patrimonio Cultural da Humanidade na sua forma inicial o Samba do Recôncavo Baiano, titulo dado pela Unesco na categoria "Expressões Orais e Imateriais" e o IPHAN (Instituto  do Patrimônio Histórico e Artistico Nacional) catalogou o Samba do Rio de Janeiro, em 2007, como Registro de Formas de Expressão nas vertentes: Samba-Enredo, Partido-Alto e Samba de Terreiro.
Engana-se os que pensam que a comemoração é recente, o Dia foi criado em 1940 pelo vereador de Salvador Luis Monteiro da Costa,. E o fato mais curioso é que o dia não é a data de nascimento ou morte de grandes sambistas ou de figuras lendárias da origem do samba, tampouco quando gravaram "Pelo Telefone" o primeiro samba registrado no Brasil, a data foi escolhido pela primeira visita do compositor mineiro Ary Barroso em solo baiano. O mesmo havia composto "Na Baixa do Sapateiro"  (1938) sem nem mesmo ter conhecido qualquer lugar do estado da Bahia tecendo elogios ao local. Inicialmente a data era restrita à Bahia e posteriormente passou a ser a data nacional de comemoração do Samba.
Agora que já sabe o porquê da data, nada mais justo que comemorar sambando!!
E viva o Samba e viva a cultura Brasileira.

fontes: www.brasilcultura.com.br; palmares.gov.br, wikipedia.com.br, visaocarioca.com.br,

Nenhum comentário:

Postar um comentário