Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP
Profissional de Dança de Salão. Educador Físico bacharel formado pela USJT, Pós-Graduado em Dança e Consciência Corporal pela UniFMU. Desenvolvo trabalho diferenciado baseado em dança, mais especificamente Dança de Salão, estimulando-a como uma atividade física, deixando de lado a rigorosidade de técnicas e repetições tendo como tese "A DANÇA DE SALÃO COMO FATOR MOTIVACIONAL NA ADESÃO EM ATIVIDADE FÍSICA". Conhecimento em Dança Esportiva (Ballroom Dance)e outros generos de dança. Atuo na cidade de São Paulo e Grande SP.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

DANÇA DE SALÃO X DANÇA ESPORTIVA


 Falando em "DANÇA ESPORTIVA" o que é isso mesmo??
Nessa problemática surgem os termos “Dança de Salão” e “Dança Esportiva” que comumente são utilizados como sinônimo, mas não o são:

 Fonte: www.cbdance.com.br
A dança esportiva (Ballroom Dance) é definida como um esporte por isso possui critérios objetivos e regras claras formuladas por um conselho internacional que não reflete a dança ou qualquer identificação cultural da mesma, cogita ainda participação em Olimpiadas onde foi apresentada como esporte de apresentação, em 2000 - Sidney/Austrália. Originou-se na Inglaterra, hoje é mais difundida na Europa, América do Norte, alguns paises asiáticos e Austrália.Possui dois tipos de divisão:
Por tipo de dança: caracterizadas pelo vestuário podem ser Standard ou Clássicas onde se dança com roupas mais sofisticadas e glamourosas compostas por Valsa Lenta, Valsa Vienense, Slow Fox, Quickstep e o Tango Internacional; e Latinas com roupas mais sensuais e ousadas compostas por Rumba, Cha cha cha, Samba Internacional, Jive e Pasodoble.
Por Categoria ou Classe: caracterizadas pela experiência dos participantes nas danças que as compõem. Vai da Classe G (iniciantes) até a Classe B (Profissional), tendo ainda a Classe A, uma classe diferenciada. Em cada classe há um conjunto de figuras certas que podem ser feitas e vão evoluindo até a última classe não sendo permitida qualquer alteração nos passos exceto na Profissional.
Para maiores informações sugiro sos sites da Confederação Brasileira de Dança esportiva www.cbdance.com.br e International DanceSport Federation






Fonte: CBDANCE - EU E THAIS PRIMEIRO CASAL DA ESQUERDA PARA DIREITA - FOTO OFICIAL ii COPA PAULISTA DE DANÇA ESPORTIVA.

No ano de 2008, tomei conhecimento desse estilo de dança bastante difundido e conhecido mundialmente, enquanto fazia a posgraduação em Dança. Cheguei a participar do Campeonato Paulista da modalidade ficando em 4° Lugar.

Abaixo algumas fotos do evento realizado em Guarulhos (Baile Magia 2008) apresentado Jive  (uma espécie de Rock)



FOTOS DA APRESENTAÇÃO, DANÇANDO JIVE - DANÇA ESPORTIVA.

RODRIGO E THAIS PARCERIA DE DANÇA ESPORTIVA!!


Já a Dança de Salão é recreativa voltada ao social, refletindo a manifestação cultural popular do Brasil, exatamente por isso possui critérios subjetivos e regras discutíveis para um competição. Composta por gêneros como Forró, Sambas (gafieira, pagode, rock, no pé), Bolero, Soltinho, Tango, Salsa, Merengue, Zouk entre outras. Onde cada uma possui particularidades que as tornam únicas.
A Dança de Salão, no Brasil, ganhou destaque a partir da vinda da Família Real. A Dança de Salão está presente mesmo antes deste fato marcante e crucial em nossa história, contudo esse foi o ponto de desenvolvimento. Chegou ao seu auge na década 60, a partir daí conhece seu declínio com o BOOM das discotecas. Voltando ao auge na atualidade desde a difusão da Lambada, onde a mídia ganha grande destaque nesse neodesenvolvimento da Dança de Salão no Brasil principalmente com quadros em grades das redes de televisão e até mesmo em novelas.

2 comentários:

  1. Oiii Ro,
    Que saudades!!!!
    Ebaa, um bom blog para eu acompanhar agora!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Oba!! to começando agora.. em breve vou melhorar, se possivel atualizar todos os dias. VÊ se me segue hein!! bjs

    ResponderExcluir