Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP
Profissional de Dança de Salão. Educador Físico bacharel formado pela USJT, Pós-Graduado em Dança e Consciência Corporal pela UniFMU. Desenvolvo trabalho diferenciado baseado em dança, mais especificamente Dança de Salão, estimulando-a como uma atividade física, deixando de lado a rigorosidade de técnicas e repetições tendo como tese "A DANÇA DE SALÃO COMO FATOR MOTIVACIONAL NA ADESÃO EM ATIVIDADE FÍSICA". Conhecimento em Dança Esportiva (Ballroom Dance)e outros generos de dança. Atuo na cidade de São Paulo e Grande SP.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

DANÇA DE SALÃO NO CINEMA

A Dança de salão hoje é altamente buscado pelas pessoas, não importa idade - das crianças até aos idosos.
Vimos aqui como a dança de salão é aproveitada pela mídia e não é que até Hollywood, se rendeu a ela. A dança sempre foi uma modalidade explorada pela Meca do cinema. O que falar dos filmes de Fred Astaire e Ginger Rogers lá na época do Preto e Branco.
A Dança já é um espetáculo, mas quando a vemos em filmes a magia resplandece, alegra e nos faz querer dançar ali mesmo, não importa o local!! Alguns filmes ficam marcado só pela cena de dança como o tango de Perfume de Mulher (Scent of a Woman, 1992) com Al Pacino que imortalizou a musica de Gardel, Por una Cabeza. Ou a cena em que Richard Gere e Julia Roberts dançam ao som de Fallen em Uma Linda Mulher (Pretty Woman, 1990).
A dança sempre contagiou e continuará contagiando. Aqui vai o Top 10, por ordem cronológica, com filmes em que o tema é a Dança. Recomendo que assistam, e se já assitiram o faça novamente.






1. SATURDAY NIGTH FEVER (1977) - OS EMBALOS DE SÁBADO A NOITE. 
Protagonizado por Jonh Travolta e Karen Lynn Gorney. Foi a febre das discotecas juntamente com as calças boca de sino e os globos espelhados. Nascia ali um novo ritmo para os sábados a noite. Dá até vontade de voltar ao passado e sair dançando, não é??


2. FLASHDANCE (1983).
Retrato fiel dos Anos 80. Clássico. Quem nunca cantou "what a feeling!". Jennifer Beals, no papel de Alex Owens, na luta pelo sonho de ser dançarina e entrar numa grande Cia de Dança.

3. DIRTY DANCE (1987) - DIRTY DANCE, RITMO QUENTE.
Dispensa apresentações, é como se fosse um biblia para profissionais, amadores, amantes e curiosos da dança. estrelado pelo bailarino e ator Patrick Swayze (o mesmo de Ghost) e Frances “Baby” Houseman. Aproveite, veja, escute e dance: The time of your life.

4. STRICTLY BALLROOM (1993) - VEM DANÇAR COMIGO.
O primeiro com tema em dança de Salão, é um filme Australiano, país onde a dança de salão é muito bem vista, não falta nada figurinos impecáveis e coreografias fantástica. Mostra bem o universo da Dança de salão internacional, o Ballroom Dance. Não podemos deixar de falar da coreografia de Paso Doble no final. LINDA!!

5. DANCE WITH ME (1998) - NO RITMO DA DANÇA.
Esse é o filme que te levará a se inscrever na dança, caso ainda não tenha feito isso vendo os anteriores!! Conta história de um latino, em busca de um pai em Houston, esse que gere uma Academia de dança em vesperas de participar de um concurso em Las Vegas. Não falta sensualidade nas coereografias, que exploram diversos estilos de dança. Com Vanessa Willians e Chayenne.

6. SAVE THE LAST DANCE (2001) - AO RITMO DO HIP HOP.
É um filme bem juvenil conta a história de uma jovem que perde a mãe em acidente de avião e vai morar num bairro maioritariamente negra. A qualidade da dança no filme é impecável. Não é um filme muito conhecido no Brasil, entretanto vale a pena conferir!!

7. SHALL WE DANCE? (2004) - DANÇA COMIGO?
Estrelado pelos icones Richard Gere e Jennifer Lopez. É baseado no filme japonês, muitos dizem ser muito melhor, enfim conta a história de um homem que se inscreve na dança por avistar uma linda mulher pela janela. Ele se interessa pela dança e chega a participar de um campeonato, tudo lógico escondido da mulher. Ótimo ver deslizar pela telona esses grandes atores.

8. MAD HOT BALLROOM (2005).
Qualquer pessoa, nova ou velha, homem ou mulher, pode aprender a dançar: é essa a valiosa e divertida lição deste documentário que regista como um grupo de crianças de 11 anos, provenientes de três escolas públicas de Nova Iorque, aprenderam a dançar em muito pouco tempo. Inicialmente relutantes em entregarem-se ao tango e ao swing (espécie de rock), é vê-los transformarem-se em damas e cavaleiros para se apresentarem, com pompa e circunstância, no campeonato final da cidade. De fazer abrir bem os olhos e deixar muitas bocas abertas, talvez esteja aqui a motivação que lhe falta…

9. SET UP (2006).
Existem 3 filmes com o mesmo nome feitos em épocas diferentes, Mas esse é relacionado a dança!! O acaso junta Tyler Gage, um adolescente rebelde a cumprir serviço comunitário e Nora Clark, uma bailarina de ballet de enorme talento. Ele precisa encontrar o seu rumo na vida, ela precisa de um parceiro para convencer, de uma vez por todas, o mundo da dança.

10. TAKE THE LEAD (2006) - VEM DANÇAR.
O dramático filme inspirado na história real de Pierre Dulaine, conta a trama do professor e competidor que ensina dança de salão como voluntário a um grupo variado de alunos do ensino médio de uma área carente do centro de Nova York, mantidos de castigo. Receosos no começo, os alunos se entregam total a dança e não é que eles curtem! Só o tango eletronico mostrado pelo professor e depois dançado pelos alunos em trio no campeonato vale o filme.



Provavelmente devo ter esquecido alguns outros tantos filmes bons que têm a dança como tema central, está aqui as minhas dicas!! Dificilmente depois de ver todos esses filmes, não vai querer aprender a dançar!!


DANCEMOS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário