Após um pequno hiato voltei, e não seria por algo menos espetacular A COMEMORAÇÃO DOS 60 ANOS DO FÓRRO, o sexagenário ritmo tipicamente brasileiro. A data surge da música " Forró do Mané Vito" gravado pelo fenomenal Luiz Gonzaga, o rei do baião, feita em parceiria com o compositor Zé Dantas.
Um pouco de histórico: o forró surge da palavra "FORROBODÓ" de origem africana que significa farra, confusão, desordem. Mas foi caracterizado pelas festas ocorridos na região nordeste do brasil que mais tarde foi transformado em gênero musical. O forró propriamente dito. Pois bem esse gênero é genuinamente brasileiro, fazendo cair por água abaixo a história em que o ritmo deriva das festas promovidas pelos ingleses das estações ferroviarias denominadas de "for all" que viria a se transformar em forró digamos assim pelos sotaques nordestinos, mas já se haviam catalogados canções como "Forrobodó" de Chiquinha Gonzaga no inicio do século /XX e mais tarde "Forro na Roça" de Xerém e Manuel Queiros.
Como todos os gêneros musicais o forró possui suas ramificações caso do Baião, Xaxado, Quadrilha e Xote. Hoje temos ainda o forró pé-de-serra e o Forró Eletronico versões revisitadas do tradicional. Lembrando que o tradicional forró é composto pos sanfona (de 8 baixos), zabumba e triangulo, o trio intrumentista do forró.
E isso ai......sabendo disso podemos comemorar da melhor forma esss 60 anos. Dançando seja qual tipo for de forró o importante é ser feliz e dançar!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário