A dança de salão anda em moda, postei aqui diversos artigos sobre programas de televisão que a têm como atração principal, além de ser arte e representar a cultura de povos diversos, a dança também é uma atividade física e hoje explanarei como melhor podemos utilizá-la no âmbito de exercícios regulares.
Em geral a prática da dança de salão não tem contra indicações, tomando os devidos cuidados principalmente com as articulações podemos desfrutar dos seus benefícios físicos, psicológicos e sociais. E quais desses benefícios se destacam mais? Todos. Cada indivíduo focará seu objetivo dando mais importância ao que se quer. Dentro de um programa de atividade física regular a dança de salão entra nas atividades aeróbicas que é o caso da corrida/caminhada, natação, ciclismo entre outras. A dança de Salão pode ser a única atividade? Sim, pode. O ideal seria integrá-la a uma atividade de força como a musculação, mas para os que nunca fizeram uma atividade ou encontram-se em inatividade é um bom começo e funciona como uma ótima atividade.
A dança no geral proporciona aos seus praticantes entre outros:
- · Aumento d o fluxo sangüíneo, melhorando a capacidade respiratória;
- · Combate à tensão e o stress;
- · Melhora a consciência corporal e a flexibilidade;
- · Aumenta a auto-estima;
- · Elimina Calorias: é possível eliminar até 700 calorias (1 hora)
Focarei aqui essa ultima opção a perda de calorias. Não existe uma tabela especifica sobre gasto calórico em dança de salão por hora. Nas tabelas disponíveis a opção de “dança” está de forma generalizada. Mas existem alguns dados disponíveis e neles me baseio para as informações aqui apresentadas.
Primeiramente é de fundamental importância a consciência que existem fatores que norteiam essas perdas, e são eles peso do individuo, duração e intensidade da atividade. Portanto cada pessoa terá uma perda diferente. Para ficar mais claro se uma pessoa de 60kg pode gastar de 200 a 400 calorias em uma hora de dança, uma de 70kg irá gastar em média 400 a 600 por exemplo, dependendo da intensidade lenta ou rápida respectivamente. Os números posteriormente apresentados representam uma média.
CONFIRA OS PRINCIPAIS RITMOS PRÁTICADOS NAS ACADEMIAS DE DANÇA E QUANTAS CALORIAS SERÃO DISPENSADAS POR HORA DE DANÇA:
BOLERO: é o ritmo mais lento trabalhado na Dança de Salão por aqui, também é a dança de menor impacto para as articulações, gasta em média de 350 a 450 calorias.
FORRÓ: é um ritmo moderado e um dos mais populares da Dança de Salão principalmente entre os jovens, considerado o mais fácil de aprendizagem, pois tende a ser mais livre e até iniciantes podem improvisar algo, gostoso de dançar gasta em média 470 a 500 calorias.
SALSA: de ritmo intenso é um dos mais puxados da Dança de Salão, portanto um dos mais aeróbicos. Apesar de tudo é fácil aprendê-lo com uma pequena combinação de passos iniciais já podemos sentir as calorias a menos gasta em média 590 a 600 calorias.
SAMBA GAFIEIRA: o Brasileiríssimo samba é um ritmo moderado a intenso. Não é fácil imprimir ginga, malandragem e até um rebolado, possui bastante técnica e exige certa flexibilidade dos praticantes, mas nada anormal gasta em média 470 a 500.
SAMBA-ROCK: outro ritmo intenso como próprio nome diz é outra vertente do samba baseado totalmente em giros e entrelaçamento dos braços. Apesar da aparente dificuldade é tudo questão de costume, já que o ritmo é bem marcado e as batidas facilmente detectadas nas músicas gasta em média 590 a 600 calorias.
SOLTINHO/ROCK: esse é um ritmo intenso e mais eclético da dança de salão, já que é uma mistura diversos ritmos alguns podem denominá-lo como swing, versátil os movimentos de pernas e braços são bem rápidos gasta em média 550 a 600 calorias.
TANGO: é ritmo moderado postura, sensualidade e elegância são sinônimos deste ritmo, junto com o samba e um dos que mais exige da coordenação motora gasta em média 450 a 470calorias.
ZOUK: é um ritmo moderado pode ser considerado uma lambada suavizada, pois seus movimentos lembram o ritmo, pelo alto número de “cambrets” deve-se tomar cuidado com as regiões da coluna e pescoço gasta em média 500 a 550 calorias.
Infelizmente não consegui encontrar números para o SERTANEJO UNIVERSITÁRIO ritmo do momento, mas baseado no que vi gira em torno de 400 a 500 calorias.
Agora é não perder tempo e começar a dançar além de garantir boa forma é um ótimo meio de diversão. Lembre-se que não são necessárias aquelas roupas extravagantes de filmes a apresentações, isso deixamos para o palco!! Já os sapatos merecem mais apreço um calçado ideal permite aos praticantes maior facilidade na execução dos passos aprendidos.
BOA DANÇA E BOM DIVERTIMENTO!! E BOM EXERCICIO TAMBÉM.